segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Tecnica WILD

Técnica WILD



A técnica "Wake Induced Lucid Dream" (WILD) deriva de práticas utilizadas no budismo tibetano, uma arte que eles denominam sonho Yoga. São milhares de anos de aperfeiçoamento de práticas religiosas, mas podemos utilizar de seus ensinamentos e distanciá-los de suas crenças religiosas. O resultado que iremos obter é a técnica WILD.

Quando criança eu já realizei alguns passos dessa técnica e consegui ter lucidez em meus sonhos, embora na época eu não tivesse nenhum conhecimento sobre a WILD ou de sonhos lúcidos. São um conjunto de métodos que naturalmente acabamos realizando sem ao menos nos dar conta.

Dividiremos essa técnica em três seguimentos:

Relaxamento do corpo e da mente


Começaremos pelo relaxamento, deverá ser prazeroso de modo que o corpo se sinta a vontade para descansar e cair no sono, mas não um simples cair no sono, a sua mente deverá ficar acordada.

  • Encontre um recinto calmo e de preferência escuro;
  • Deite em sua cama ou em uma cadeira reclinada. Deixe os braços soltos e em uma posição o mais confortável possível, deverá fazer o mesmo com suas pernas. A técnica é mais bem sucedida enquanto estamos deitados de costas, mas isso não impede de você se deitar em outra posição;
  • Feche os olhos e relaxe. Se preferir, mentalmente fale para si: "Eu terei um sonho lúcido. Do estado desperto para a lucidez".

O estado hipnagógico


Uma vez relaxado, fisiologicamente seu corpo entrará em um estado semi-adormecido, o estado hipnagógico. 
  • Após algum tempo em relaxamento profundo, tente não ficar ansioso, você provavelmente verá pequenos flashes aleatórios ou imagens confusas, isso é natural da técnica, relaxe os olhos e deixe as imagens passarem normalmente;
  • Também aparecerá em sua mente padrões de cores e formas, mantenha-se calmo, acompanhe a formação desses padrões sem forçar a sua aparição;
  • Alterações sonoras poderão ser perceptíveis. Sua mente criará sons, músicas e vozes assim como sensações em seu corpo como leveza ou algo pesado em seu peito;
  • As imagens poderão se tornar pequenas cenas. Poderão se manter, mudar sutilmente ou rapidamente, mas lembre de se manter acordado.

Montando e entrando em seu sonho


Agora é o momento de vermos se realmente o nosso corpo adormeceu, caso não tenha certeza absoluta passe mais tempo no estado hipnagógico.
  • Durante o estado hipnagógico o seu corpo irá adormecer, mas sua mente ficará desperta, o fenômeno chamado paralisia do sono.
Há dois caminhos a ser escolhido:
  • Se entregar a cena ou até mesmo criar uma cena e mover a consciência para ela. Tudo a sua volta se tornará em 3D. Diga a si mesmo "Eu estou sonhando" e faça uma verificação da realidade;
  • Sair de seu corpo físico. Para muitos isso é conhecido como projeção astral, imagine que sua consciência não é presa ao corpo e elas "podem se separar". Flutue para fora de seu corpo, cuidado para não mover seu corpo físico, você também poderá escolher em que lugar quer estar.
Recomenda-se utilizar essa técnica quando for tirar um cochilo ou após ter passado de 4h a 6h de sono profundo, momento em que as fases REM são mais longas. 

Um breve comentário do autor: 

Durante o estado hipnagógico irão surgir alucinações hipnagógicas, é natural temermos tais alucinações pois algumas vezes colocamos o corpo em uma situação de pequeno desconforto e a mente entende isso como algo ameaçador induzindo a imaginação, que está começando a entrar em atividade, a produzir sons e imagens ruins. 

Ao realizar esta técnica, não se preocupe com tais alucinações, elas são produzidas na sua mente, se você produzir sentimentos alegres e calmos, receberá sons e imagens alegres e calmas.

Sensações como algo pesado sobre seu peito poderão acontecer, o que é normal já que o corpo está adormecendo. Seus batimentos cardíacos e consequentemente a sua frequência respiratória irão diminuir, como não estamos acostumados tentamos ir de contra a fisiologia do nosso corpo e forçamos uma respiração mais rápida. A medida que o corpo está relaxado temos a sensação que não conseguimos respirar por ter algo em cima do nosso tórax, mas nada mais é que seu corpo entrando em um estado de profundo relaxamento.

A projeção astral tratada aqui pode ou não ser um sonho lúcido.






Fontes:
http://www.world-of-lucid-dreaming.com/wake-induced-lucid-dreams.html
http://www.sonhoslucidos.com/2011/02/metodo-wild.html

1 comentários:

irmão, deixa eu te falar uma parada. essas alucinações vão aprecer naturalmente? só de ficar relaxado? e quanto tempo leva até que elas apareçam?

Postar um comentário