quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Eliminando Pesadelos

Eliminando Pesadelos



Quem nunca teve um sonho tão aterrorizador que fez seu corpo pular da cama no mesmo instante? Acho difícil alguém falar que nunca presenciou essas noites macabras. Talvez ache que o termo noite macabra, não condiz com sonhos ruins e que eu estaria extrapolando e saindo de um problema que acontecera em sua mente, indo para sua realidade. Mas, quantas vezes você não teve um pesadelo e isso afetou o seu dia? Sim, o seu corpo também é influenciado pelos pesadelos que você tem, geralmente ao acordamos depois de um sonho angustiante sentimo-nos alterados, o nosso coração fica acelerado, ficamos nervosos e em casos mais extremos, desesperados e caímos em choros e gritos.

Pesadelos são normais, mas requer acompanhamento médico caso ocorra com muita frequência.

O psiquiatra Allan Hobson desenvolvedor da terapia de ensaio de imagem, descrita em 2001 por Krakow e uma equipe de outros 15 cientistas, propôs à metade de um grande grupo de 114 voluntários (todos os voluntários haviam desenvolvido estresse pós-traumático em decorrência de violência sexual e, consequentemente, pesadelos) que durante seis meses antes de dormir ou durante o dia, eles imaginassem o que gostariam de sonhar durante à noite. O conteúdo não precisaria sem necessariamente feliz, mas deveria ser diferente das imagens que perturbavam os seus sonhos. O resultado obtido com esse grupo de 57 pessoas que realizaram esse exercício foi a redução dos pesadelos, durante esse período, em mais de 50%.
A eliminação de pesadelos podem ser realizados com técnicas como a apresentada acima, como também: melhorias da condição de saúde, diminuição da ansiedade, utilização de remédios (prescritos pelo médico), mudanças de hábitos alimentares, dentre outras.

E os sonhos lúcidos? Como podemos utiliza-los para eliminar os nossos pesadelos?

Na postagem sobre os Benefícios dos Sonhos Lúcidos, falamos que um dos benefícios era a possibilidade de enfrentarmos as nossas fobias e os nossos traumas. "Aprenda a ficar lúcido em seus sonhos e lute com esses pesadelos".


Ao menos uma vez pensamos o quanto bom seria se pudêssemos mudar os enredos apavorizantes dos nossos pesadelos. O fotógrafo Lilo Faria, 30 anos, ao descobrir os estudos do cientista Stephen LaBerge (criador da teoria dos sonhos lúcidos) se dedicou em aprender e utilizar os seus estudos sobre sonhos lúcidos para manter o controle de seus sonhos ao ficar lúcido em seus pesadelos. “Um dos exercícios é olhar para as minhas mãos e tentar contar os dedos. Quando dormimos, não conseguimos fazer isso”, explica. Um dos argumentos de Lilo Faria para a realização de técnicas de indução aos sonhos lúcidos no controle de seus sonhos e pesadelos é que quando ele percebe que está a dormir não vê problema em se machucar já que está em um sonho e consequentemente começa a brincar com sua realidade onírica.

Venci meus pesadelos com aranhas após ficar lúcido em um deles e ao 
pegar uma aranha me tornar um "cabeça de teias".

Reconhecimento é a palavra chave. Faça algum dos Reality Checks, certifique-se se está sonhando ou não. Caso esteja sonhando, fique no controle do seu pesadelo, lembre-se de seus poderes. "Você poderá voar solenemente ou em velocidade super sônica, poderá ter a força de mil homens e soltar raios laser pelos seus olhos."


Torne-se a pessoa mais forte de seu sonho, transforme o seu perseguidor em um ser minúsculo e indefeso, confronte-o. Torne as coisas mais claras, pergunte o porque daquele pesadelo. Vença-o!







Fontes: 
Revista Info Exame (janeiro de 2012)
http://super.abril.com.br/ciencia/meus-pesadelos-605863.shtml
http://saude.umcomo.com.br/articulo/porque-temos-pesadelos-150.html
http://www.istoe.com.br/reportagens/224849_COMO+CONTROLAR+OS+PESADELOS
http://oniroconsciente.blogspot.com.br/2013/03/beneficios-dos-sonhos-lucidos.html

0 comentários:

Postar um comentário